-
Inteligência Artificial: Musk Teme Avanço De Tecnologias Como O ChatGPT
-
A inteligência artificial poderia um dia ser mais esperta que os humanos?
- Por Anderson Santos
- 02/04/2023 04h36 - Atualizado há 1 ano
As empresas de tecnologia estão se movendo rápido demais para lançar uma poderosa tecnologia de inteligência artificial que um dia poderia ser mais esperta que os humanos.
Essa é a conclusão de um grupo de proeminentes cientistas da computação e outros notáveis da indústria de tecnologia, como Elon Musk.
Musk e alguns cientistas pedem uma pausa de 6 meses para considerar os riscos.
A petição publicada na quarta-feira é uma resposta ao recente lançamento do GPT-4, um sucessor mais avançado do chatbot de IA amplamente utilizado ChatGPT.
O GPT-4 ajudou a desencadear uma corrida entre os gigantes da tecnologia Microsoft e Google para revelar aplicativos semelhantes.
O Que Diz A Petição?
Musk e outros especialistas assinam carta pedindo pausa nos avanços da IA — Imagem: reprodução
A carta adverte que os sistemas de IA com “inteligência humana competitiva podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade” – desde inundar a Internet com desinformação e trazer riscos futuros mais catastróficos, fora dos reinos da ficção científica.
“Pedimos a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4. Essa pausa deve ser pública e verificável e incluir todos os atores-chave. Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma moratória”.
Vários governos já estão trabalhando para regulamentar ferramentas de IA de alto risco.
Musk, que administra Tesla, Twitter e SpaceX e foi cofundador e investidor inicial da OpenAI, há muito expressa preocupação com os riscos existenciais da IA.
Qual A Resposta?
OpenAI, Microsoft e Google não responderam aos pedidos de comentários na quarta-feira, mas a carta já tem muitos céticos.
“Uma pausa é uma boa ideia, mas a carta é vaga e não leva a sério os problemas regulatórios”, diz James Grimmelmann, professor de direito digital e da informação da Cornell University.
IA É Motivo De Preocupação?
Mesmo que a carta levante o espectro de uma IA nefasta muito mais inteligente do que o que realmente existe, não é uma IA “sobre-humana” que preocupa alguns dos que assinaram.
Embora impressionante, uma ferramenta como o ChatGPT é simplesmente um gerador de texto que faz previsões sobre quais palavras responderiam ao prompt que recebeu com base no que aprendeu ao ingerir enormes quantidades de trabalhos escritos.